Atualmente, para o bom andamento das funções do ponto de cultura e do nosso Ilê, adotamos um sistema organizacional de comissões compostas por membros da casa onde cada uma tem uma função.
São elas:
Comissão da igualdade racial: Com a missão de identificar, analisar, planejar, executar e monitorar ações relativas às demandas apresentadas pela população negra local, coordenar projetos e programas, acompanhar implantação das políticas públicas de promoção de igualdade racial nos órgãos locais, conferências municipais e estaduais, atuar como interlocutor nas demandas da igualdade racial nas áreas de saúde, educação, cultura, juventude, gênero, assistência social e emprego, lazer, justiça e comunicação. Incentivar e apoiar a criação do Conselho de promoção da igualdade racial.
Comissão LGBTQIA+: Com a missão de promover a participação ativa nas conferências de saúde e assistência social. Elaboração de estudos e pesquisas e incentivar, a realização de campanhas relacionadas à defesa e promoção dos direitos humanos LGTBQI. Palestras na própria instituição ou instituições escolares parceria com Centro de Promoção à Saúde CPS ( CTA, SAE e UDM). Participação na programação anual de saúde e lei das diretrizes orçamentárias do município.
Comissão de Ética: Com a missão de elaborar e propor alterações ao regimento interno da instituição. Tratar diretamente com o presidente da casa assuntos pertinentes ao bom desenvolvimento da mesma.
Comissão de comunicação: Com a missão de aplicar, revisar e adequar os arquivos, documentos, fotos, vídeos e arquivos da instituição.Atualizar as páginas nas redes sociais periodicamente.
Comissão pedagógica: participar e colaborar nas reuniões das instituições, acompanhar o desenvolvimento dos projetos integrados, oferecer apoio aos mesmos divulgar, propor e apoiar os projetos da casa e participar dos mesmos .
